Ingredientes Caseiros

A maioria dos blogs culinários que sigo, e dos livros que compro, são anglo-saxónicos: e, por isso, não é raro encontrar neles ingredientes que, em países como os EUA, o Canadá ou a Inglaterra, são de conhecimento e uso comum, mas que cá não se encontram, sequer, nos supermercados ditos “normais”.

Muitos destes ingredientes podem ser facilmente — e, até, de forma bem mais barata — feitos em casa, em vez de desesperadamente procurados e comprados. Nesta página encontrarão as receitas básicas, simplificadas ao máximo, de alguns deles, que por vezes aparecem mencionados neste blog.

APPLESAUCE
(puré de maçã)

100g de maçã rendem ~75g de puré

  • 2 maçãs médias (eu uso principalmente Royal Gala, mas qualquer tipo serve);
  • 6 colheres de sopa de água;
  • 1/4 colher de chá de canela em pó.

Descascar e descaroçar as maçãs. Partir em pequenos pedaços e levar ao lume juntamente com a água e a canela, até que amoleçam (cuidado para não deixar queimar — o lume não deve ser alto). Por fim, desfazer em puré com uma varinha mágica ou com um garfo.

BUTTERMILK
(leite de manteiga)

rende ~1 chávena (240mL) de leite

  • 1 chávena de leite;
  • 1 colher de sopa de vinagre.

Num recipiente, juntar o leite e o vinagre, mexendo um pouco para envolver. Deixar repousar durante pelo menos 5 min, e está pronto.

LEITE DE AVEIA

rende ~600mL de leite

  • 1 chávena de flocos de aveia;
  • 4 chávenas de água.

Num recipiente ou tigela, misturar a aveia com 1 chávena de água e deixar a repousar durante a noite (~8 horas). Após esse tempo, colocar a aveia numa liquidificadora, juntamente com as restantes 3 chávenas de água, e triturar até ficar bem desfeita. Coar o leite resultante, cobrindo o coador com um pano fino (este processo pode ser um pouco moroso, mas vale a pena — se não tiverem um pano fino o suficiente, ou paciência, podem usar só o coador, desde que os orifícios sejam muito, muito pequenos): é normal e suposto que fiquem resíduos muito finos de aveia no pano/coador. Guardar o leite não usado no frigorífico.
Nota: Com o repouso, este leite cria facilmente resíduo no fundo. Se isso acontecer, basta misturá-lo um pouco para uniformizar antes de usar.

MANTEIGAS DE FRUTOS SECOS
(amendoim, amêndoa, avelã, etc.)

o peso em frutos secos equivale ao peso de manteiga resultante

  • Quantidade desejada do fruto seco em causa, torrado, sem casca ou pele e ao natural (sem sal ou outros temperos);
  • Sal fino q.b. (opcional).

Colocar os frutos secos numa picadora de alimentos e triturar até ficarem em areia. Nessa altura, com o auxílio de uma colher, raspar as porções presas aos lados do recipiente e voltar a triturar alguns segundos. Repetir o processo até obter um creme uniforme. Opcionalmente, quando a manteiga tiver a textura pretendida, adicionar um pouco de sal, picar mais um pouco para misturar, e provar. Ajustar o sal repetindo o processo até obter o sabor desejado. Se se pretender uma manteiga com pedaços, acrescentar, nesta altura, mais alguns frutos secos, e triturar apenas o suficiente para picar um pouco. Conservar no frigorífico.

Anúncios