Blondies saudáveis de grão de bico e manteiga de amendoim

Pensaram que tinha morrido? Somos dois/duas (ou mil: não sei como têm andado as visitas ao site desde que desapareci). Mas, como sempre suspeitara, sou, na verdade, um vampiro, pelo que a mortalidade é algo que não me assiste.

Se se perguntaram sobre o motivo da minha ausência, como eu egocentricamente gosto de acreditar, eles são vários. O primeiro é que o Polifagia se estava a tornar numa obrigação, e isso é como estudar algo de que se gosta: estraga tudo. Muito associada a esta razão está a de o meu trabalho neste site se ter tornado gradualmente numa actividade obsessivo-compulsiva e perfeccionista, tal como, de maneira totalmente interligada, a de cozinhar — o balão da sanidade encheu até estourar, e, neste momento, confesso que já não cozinho há muitas, muitas semanas, salvo raras excepções: têm sido meses de muita sopa, iogurte, aveia, frutos secos, canela, linhaça e goji, assim como das refeições preparadas pelo meu colega de casa. Isto — saturar uma obsessão (e encontrar outra) — é algo que me acontece com relativa frequência, pelo que não me surpreendeu. Não ajudaram os factos de andar cansada, de terem surgido vários problemas na minha vida, e de ter perdido todos os ficheiros do meu computador pela altura do Natal: mas estas, como todos sabemos, são justificações apenas parciais, como atestado pela minha mera presença aqui hoje, apesar delas.

Estou sozinha em casa e está um dia feio. É Carnaval, o que não me diz nada — a não ser, claro (obrigada, António Costa!), que não trabalho. Acordo com uma vontade incontrolável de comer a massa de uns blondies de grão de bico e manteiga de amendoim que já fiz várias vezes, mas não desde há muito tempo. Obviamente, visto a primeira coisa que está à mão (ugh, sair de casa; ugh, viver!), vou ao Continente mais próximo e compro as coisas que me faltam. Pouco mais de meia hora depois, está feito.

E é delicioso? É. Valeu a pena — apesar de cozinhar, hoje em dia, me surgir mais como um frete do que há uns meses? Meu deus, sim. Esta receita é tão maravilhosa que dou sempre por mim a reservar parte da massa — uma boa parte da massa — para comer crua. Não que o produto final não seja igualmente fantástico: é, e o chocolate culinário partido grosseiramente dá-lhe um toque irresistível. Sem farinha, açúcar refinado ou gorduras processadas, e com apenas 95 calorias por fatia, espero que o meu mimo para mim própria vos conquiste tanto como a mim.

Créditos para o maravilhoso Ambitious Kitchen pela receita na qual me baseio.

FICHA TÉCNICA

  • Tempo: 20 min (preparação) + 20 min (forno).
  • Dificuldade: Baixa.
  • Porções: 16 blondies.
  • Calorias (total): 1526 kcal.
  • Calorias (1 blondie): 95 kcal.

INGREDIENTES

  • 1 lata pequena de grão de bico cozido;
  • 120g de manteiga de amendoim caseira sem pedaços;
  • 100g de mel;
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha;
  • 1/4 colher de chá de fermento em pó;
  • 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 50g de chocolate para culinária.

PREPARAÇÃO

  1. Forrar um tabuleiro de ir ao forno com papel de alumínio. Pré-aquecer o forno a 175°.
  2. Lavar e escorrer muito bem o grão de bico, até não sobrar qualquer líquido de conserva.
  3. Colocar todos os ingredientes menos o chocolate numa liquidificadora e deixar bater muito bem durante pelo menos 5 min (convém parar, retirar a massa dos lados e remisturar com uma colher de pau umas duas ou três vezes), até ficar uma mistura cremosa e espessa.
  4. Verter a mistura para um recipiente e envolver o chocolate partido em pedaços grosseiros.
  5. Espalhar a mistura no tabuleiro, de modo a obter a altura desejada, e levar ao forno durante 20 min. Deixar arrefecer 10 min antes de cortar em pedaços e servir.

Isto não é um regresso, só um interlúdio: a peça principal continua a ser a minha ausência. Um óptimo Fevereiro para todos, e que a Primavera não nos tarde!

Deixe uma Resposta

