Bolachas saudáveis de aveia, abóbora e canela com pedaços de chocolate

Como devem ter reparado, as publicações no blog estão a tornar-se mais espaçadas. Isso deve-se ao facto de os meus interesses serem extremamente cíclicos (sendo que, neste momento, estou obcecada com o Radiant Historia), mas também ao cansaço físico e mental que se tem feito sentir para estes lados. A vida não está fácil para ninguém, não é? De qualquer maneira, com maior ou menor periodicidade, e (quase) independentemente dos sinais vitais da dona, o Polifagia Nervosa está vivo, e bem vivo: tenho dezenas de receitas deliciosas reservadas para partilhar, portanto, mesmo que nunca mais cozinhasse na vida, uma quantidade muito generosa de posts ainda estaria garantida enquanto eu respirasse!

O que vos trago hoje é a minha nova obsessão (para lanches, sobremesas, só porque sim…), inspirada numa receita fantástica da Katie do Chocolate Covered Katie, um pouco modificada por mim: bolachas de abóbora e chocolate com base de aveia, um prazer muito pouco culpado, perfeito para o frio que se começa a fazer sentir, com todo o sabor da abóbora e da canela e o valor ridículo de 59 calorias por bolacha — o mesmo que qualquer bolacha de pequeno-almoço de venda, e incomparavelmente mais delicioso! Desde que as descobri (o que não foi assim há tanto tempo, já que a Katie publicou a receita há sensivelmente um mês, no inaugurar da época da abóbora), estas tentações do Diabo — densas e cheias de sabor, com o toque especialmente artesanal do chocolate grosseiramente picado — já foram feitas variadíssimas vezes: tanto enquanto desculpa para abrir frascos de puré de abóbora, como enquanto forma de os terminar (para baixo, todos os santos ajudam). E, se eu fiquei tão apanhada, quem são vocês para se safarem, não é verdade?

Nota: A imagem neste post é de uma versão das bolachas feita com pepitas de chocolate, em vez do chocolate culinário grosseiramente picado que indico no texto. Prefiro fortemente a segunda hipótese, pelo que a recomendo, apesar da fotografia!

FICHA TÉCNICA

  • Tempo: 10 min (preparação) + 10 min (forno).
  • Dificuldade: Muito baixa.
  • Porções: ~16 bolachas.
  • Calorias (total): 948 kcal.
  • Calorias (1 bolacha): 59 kcal.

INGREDIENTES

  • 125g de aveia em flocos finos;
  • 1/2 colher de chá de canela em pó;
  • 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 85g de puré de abóbora em lata;
  • 50g de açúcar amarelo;
  • 25g de manteiga de amendoim caseira sem pedaços;
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha;
  • 30mL de leite magro;
  • 20g de chocolate para culinária.

PREPARAÇÃO

  1. Forrar um tabuleiro de ir ao forno com papel de alumínio. Pré-aquecer o forno a 175°.
  2. Separar 75g dos flocos de aveia e colocar na liquidificadora até formar farinha. Num recipiente, misturar a farinha de aveia com os flocos restantes, a canela e o bicarbonato de sódio, e homogeneizar bem. Reservar.
  3. À parte, utilizando uma colher de pau, misturar bem o puré de abóbora com o açúcar peneirado, até resultar num preparado cremoso. Acrescentar à vez a manteiga de amendoim (se não for caseira, convém amolecer previamente no microondas), a essência de baunilha e o leite, mexendo bem entre cada adição.
  4. Juntar os ingredientes secos aos líquidos e mexer muito bem, até obter uma massa uniforme. Por fim, envolver o chocolate, grosseiramente partido em pequenos pedaços com uma faca.
  5. Com as mãos, fazer cerca de 16 bolinhas com a massa, colocá-las no tabuleiro e achatá-las, ajustando até obter o formato e altura pretendidos para as bolachas. (A massa estará pegajosa; se necessário, refrigerar durante umas horas antes de moldar.)
  6. Levar ao forno durante 10 min. Retirar e deixar arrefecer pelo menos 10 min antes de consumir. Conservar a temperatura ambiente.

Dica: se vos faltar na quantidade certa, a abóbora pode ser parcialmente substituída por iogurte natural cremoso (grego ou não — o meu iogurte natural de eleição, para tudo, é o Slim 0% do Continente); o resultado é igualmente maravilhoso. E agora, mãos à obra!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s