“Sally’s Baking Addiction”, de Sally McKenney

É com orgulho que posso dizer que tenho sido uma leitora/utilizadora responsável e contributiva — retributiva? — do cibermundo culinário: desde o livro da Joana Macieira, as compras das obras escritas derivadas dos blogs que sigo têm sido várias (com satisfações também muito variáveis da minha parte). Infelizmente, o tempo, aqui, é coisa que nunca abunda, e ainda não me tinha sido possível publicar críticas a mais nenhuma delas. Bom, hoje decidi pôr um ponto final à espera, antes que esta rubrica se perdesse no meio de um qualquer Mojave criativo — com isso dito, esta apreciação é dirigida ao primeiro livro daquela que hoje é, sem qualquer sombra de dúvida, a minha blogger preferida: a queridíssima Sally, do múltiplas vezes mencionado Sally’s Baking Addiction.

Quando encomendei o livro da Sally — infelizmente, tanto quanto sei, ainda não disponível em (quase?) nenhum ponto de venda português, à excepção da Wook, que existe apenas online —, tinha boas expectativas, dado que as suas receitas são das que mais sigo em todo o mundo cibernético da comida: mas, honestamente falando, nada me poderia ter feito esperar tanta coisa boa junta. Do calor bem humorado dos pequenos textos introdutórios da Sally ao resultado final das receitas que experimentei, tudo neste livro é… perfeito. Não consigo mesmo apontar-lhe nada. OK, OK — tem, talvez, demasiadas receitas de aspecto totalmente pecaminoso em que eu nem penso meter-me, por serem autênticos suicídios calóricos: mas, suponho, até essas me poderão ser úteis para contributos gastronómicos em ocasiões especiais. A verdade, de qualquer maneira, é que esta colecção de doces, além de enorme e absurdamente linda, tem coisas para todos os gostos: e, o que é melhor, tudo está extremamente bem explicado, a abarrotar de dicas, e resulta maravilhosamente. Pessoalmente, experimentei os brownies death by chocolate, os blondies de chocolate branco e nozes de macadâmia, e os blondies de canela, e fiquei rendida (especialmente, aos dois primeiros, por serem sabores que privilegio): são todos das melhores coisas que já fiz ou comi. E mal posso esperar por chegar ao resto!

A bottom line é esta: a Sally é uma blogger de comida fantástica. Escreve bem, fotografa bem, cozinha estupidamente bem, e as receitas dela, na web e fora dela, nunca me deixaram ficar mal. O seu primeiro livro, esta pequena jóia, é uma bíblia da culinária doce com uma qualidade-preço nunca antes vista, em que todas as páginas são uma delícia, e todas as delícias podem ser feitas com total confiança e garantia de qualidade. Resumindo: vão comprar. Vale mesmo, mesmo a pena!

 

Título: Sally’s Baking Addiction
Tema: Doces/Sobremesas
N.º de Receitas: 76

Autoria: Sally McKenney
Fotografia: Sally McKenney
Editora: Race Point Publishing
Ano: 2014

Preço: €24,08 [ Book Depository ]
€25,03 [ Wook ]

Positivo Negativo
O mais importante: as receitas, pura e simplesmente, que, na minha experiência, são todas ridiculamente deliciosas, e, mais do que simples, praticamente impossíveis de falhar! A indisponibilidade de um ou outro dos ingredientes mencionados na maioria das lojas portuguesas: mas as substituições são geralmente possíveis, e a Sally até ensina a fazer um deles — o caramelo salgado!
A organização descomplicada das receitas, com a preocupação de uma secção de “opções saudáveis”.
O sentido de humor bem-disposto e terra-a-terra da Sally, que dá um pouco de si a cada receita.
A fantástica qualidade do papel e da encadernação em capa dura.
O design impecável, e as fotografias lindíssimas de página inteira.
A melhor relação qualidade-preço que alguma vez vi num livro de receitas!

Classificação final: 5/5.
Vale o dinheiro?: Definitivamente.
Se fosse hoje, voltaria a comprar?: Sim, sim, sim. Sim!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s