Peito de frango no forno com molho de limão e tomilho

Como deve ser óbvio para os meus caríssimos visitantes, receitas com carne, neste blog, são coisa que não abunda. Não é que eu seja contra a carne como alimento — nem temo, de maneira alguma, o efeito cancerígeno do nível de consumo que lhe dou/daria. Simplesmente, carne vermelha, a menos que picada e/ou muito bem passada, é, de facto, um sabor que não me assiste, e uma textura que ainda menos: e, geralmente, também não me dou ao trabalho de preparar decentemente carnes brancas, dado que há alternativas infinitamente mais simples que adoro.

Com isto dito, não sou, de todo, imune ao apelo e encanto de bons pratos de carne dentro dos meus padrões de tolerância: e este pareceu-me ser o caso quando vi, no sempre-divinal-e-afinal-não-só-doce Sally’s Baking Addiction, esta preparação deliciosa de peito de frango (que é, creio, dentro de toda a carne, a minha preferida). Pareceu-me algo demasiado complicado para fazer só para mim, mas, mal me vi em casa dos meus pais, decidi oferecer-me para preparar o jantar, e pus mãos à obra. O que posso dizer é que miúdos e graúdos, eu incluída, adoraram este frango: o molho é verdadeiramente delicioso — dos melhores que já provei na vida! —, casando maravilhosamente com o sabor suave da carne.

A acompanhar, podem ter o que quiserem: como esta receita já implica um aporte calórico algo significativo, eu optei por uma salada de batata-doce, couve galega e queijo feta (que também fez muito sucesso, e que partilharei futuramente) — mas, na verdade, este é um prato muito versátil, pelo que podem completá-lo com o que quiserem, desde um simples arroz ou puré de batata a uma alternativa mais esquisita saudável. O mundo é a vossa ostra, mas, no vosso lugar, não me esforçaria demasiado: escolham o que escolherem, garanto que será o frango a roubar a ribalta!

FICHA TÉCNICA

  • Tempo: 30 min (preparação) + 10-15 min (forno).
  • Dificuldade: Média.
  • Porções: 4 doses.
  • Calorias (total): 1417 kcal.
  • Calorias (1 dose): 354 kcal.

INGREDIENTES

  • 4 peitos de frango;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 1/2 cubo de caldo de galinha;
  • 1 chávena de água;
  • 1 cebola pequena;
  • 2 dentes de alho;
  • 2 colheres de chá de tomilho (preferencialmente fresco);
  • 1 limão;
  • 3 colheres de sopa de natas magras;
  • 2 colheres de sopa de margarina;
  • Sal q.b.;
  • Pimenta q.b.

PREPARAÇÃO

  1. Bater bem os peitos de frango até ficarem da mesma espessura, e temperar com sal e pimenta a gosto. Entretanto, pré-aquecer o forno a 190° e dissolver o 1/2 cubo de caldo de galinha na chávena de água aquecida no microondas.
  2. Levar ao lume uma frigideira grande com a colher de sopa de azeite, e cozinhar o frango de ambos os lados durante 5-10 min, até ficar castanho (não tem de ficar já bem passado). Passar a carne para um prato, cobrir com folha de alumínio e reservar.
  3. Na frigideira onde se cozinhou o frango, juntar a cebola e os dentes de alho picados, o caldo de galinha, o tomilho, e o sumo e raspa do limão. Levar novamente ao lume, aproveitando os restos da fritura do frango, e deixar ferver sem tapar até o líquido reduzir a cerca de 1/4 do volume original (~10 min). Nessa altura, baixar o lume e juntar as natas e a margarina, mexendo até a margarina derreter.
  4. Verter o molho num tabuleiro de ir ao forno, cobrindo todo o fundo, e colocar sobre ele os peitos de frango. Levar ao forno durante cerca de 10-15 min, ou até o frango estar completamente cozinhado. Servir os peitos numa travessa, com o molho por cima.

Aceito que não seja a forma mais simples de preparar frango, mas experimentem por vocês próprios, e digam lá: não vale mesmo, mesmo, mesmo a pena?

2 thoughts on “Peito de frango no forno com molho de limão e tomilho

    1. Oh, muito obrigada! É mesmo muito bom. Experimenta, e diz de tua justiça!

      Já agora, gostei imenso do teu blog. Obrigada pela partilha! Já coloquei nos links. :)

      Um beijo!

      Gostar

Deixe uma Resposta

