Batata-doce assada com bolonhesa de aves

Depois do livro da Joana — e como eu já calculava que aconteceria, ou não me conhecesse muito bem como uma pessoa de obsessões —, a vontade de possuir mais manuais de culinária só cresceu. Para mim, e embora não seja, de todo, fundamentalista nesse sentido, a saúde, na cozinha, é uma prioridade: e, por isso, não foi com dificuldade que, após uma pesquisa rápida dos livros de receitas mais bem cotados da actualidade, me deparei com As Receitas da Mafalda, da também portuguesa Mafalda Pinto Leite. Receitas “simples, saudáveis e deliciosas”, promete a capa: precisamente as três coisas que mais valorizo ao cozinhar (ainda que não necessariamente por essa ordem). O que poderia correr mal, certo?

Bom, depois de uma vista rápida por todas as páginas, pareceu-me que algumas coisas poderiam correr mal… e outras, de facto, muito bem: mas não me estenderei sobre esse assunto, já que tenciono tecer uma crítica ao livro. De qualquer maneira, como começava a sentir que este blog tem uma proporção demasiado alta de receitas de doces, e na tentativa de me enganar a mim própria dado que precisava de ideias para hoje (sendo a sexta-feira o único dia em que, aqui em casa, faço um jantar mais “sólido”), decidi-me a experimentar uma das receitas do livro que mais me atraiu: “batata-doce assada recheada com bolognese de frango”.

Como não poderia deixar de ser, fiz algumas alterações: mas, neste caso, foram mínimas. E, meus amigos, que delícia que este jantar foi! Soube tão bem, mas tão bem, que quis vir logo partilhar o segredo — e, sabor fantástico à parte, é de notar que, não sendo esta uma receita especialmente pouco calórica, se trata, ainda assim, de um arranjo alimentar muito completo e saudável. Simples de preparar, também. Desvantagens? Francamente, não encontro nenhuma!

FICHA TÉCNICA

  • Tempo: 1 hora.
  • Dificuldade: Baixa.
  • Porções: 4 doses.
  • Calorias (total): 2270 kcal.
  • Calorias (1 dose): 568 kcal.

INGREDIENTES

  • 1kg de batatas-doces (2 grandes ou 4 pequenas);
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 cebola média;
  • 4 dentes de alho;
  • 1 ramo de alecrim;
  • 400g de carne de aves picada;
  • 1 cenoura pequena;
  • 1 curgete pequena (ou 1/2 média-grande);
  • 1 lata pequena de tomate pelado;
  • 1 colher de sopa de polpa de tomate;
  • Água q.b.;
  • Sal q.b.;
  • Pimenta q.b.

PREPARAÇÃO

  1. Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal e pré-aquecer a 190°. Passar as batatas-doces por água e secar. Quando o forno estiver quente, colocá-las no tabuleiro, com casca e sem qualquer tempero, e deixar assar até estarem moles — o que, dependendo do seu tamanho, pode demorar entre 40 a 60 min (testar com um garfo).
  2. Ralar a cenoura e a curgete e reservar. Numa panela grande, aquecer o azeite e fazer refogado com a cebola e os dentes de alho picados. Quando amolecer, acrescentar as folhas de alecrim e deixar apurar mais um pouco. Nessa altura, juntar a carne, a cenoura e a curgete e cozinhar em lume médio até a carne clarear.
  3. Acrescentar a polpa de tomate, o tomate pelado e 3/4 da lata de tomate de água, e temperar com sal e pimenta a gosto. Cozinhar durante 20-30 min, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar o suficiente.
  4. Servir as batatas cortadas a meio em comprimento ou em largura, e recheadas ou cobertas com a bolonhesa. (A dose na imagem acima é metade de uma batata grande cortada em comprimento e parcialmente recheada.)

Se gostarem de batata-doce (é, obviamente, o meu caso), o seu contraste com os sabores salgados e ricos da bolonhesa, neste prato, é verdadeiramente especial — e as doses são generosas, porque eu fiquei muito satisfeita com pouco mais de metade da quantidade que vêem na imagem. Bem, não há dúvidas: um prato diferente e delicioso, a repetir muitas, muitas vezes!

Deixe uma Resposta

