Quadrados saudáveis de aveia, banana e manteiga de amendoim

Se pudesse casar com um ingrediente, ele seria, provavelmente, a manteiga de amendoim. Com pedaços, claro. Isto pode não ser óbvio, pelo conteúdo dos meus posts até agora — mas, na verdade, se não faço mais receitas com manteiga de amendoim, é mesmo porque evito comprá-la, já que, nas minhas mãos, um boião inteiro não sobrevive mais do que uns míseros dias: e, como todos sabemos, as tentativas de ser “saudável” (erm) ressentem-se destas coisas.

Com isto dito, a manteiga de amendoim, também conhecida por Creme Divino dos Céus, não tem, necessariamente, de ser pouco saudável — na verdade, consumida em moderação, e pelo seu conteúdo rico em proteína, pobre em gorduras saturadas e nulo em colesterol, é um alimento infinitamente preferível à manteiga tradicional, e até à margarina. Resumindo: se abusarmos dela, certamente não iremos para magros, mas há muitas coisas nos hábitos alimentares portugueses que nos matariam bem mais depressa de ataque cardíaco.

O que, contas feitas (quanta inspiração, António Costa), me parece bem.

É por tudo isto que, apesar de estas barrinhas (adaptadas de uma receita do meu actual blog culinário preferido, Sally’s Baking Addiction) conterem manteiga de amendoim, as considero e tratarei como saudáveis: afinal de contas, não possuem qualquer outra gordura na sua constituição, o (pouco) açúcar utilizado é amarelo, e a sua base é a aveia, um outro alimento com que facilmente constituiria família. As pepitas de chocolate negro são opcionais — mas, na minha opinião, fornecem um toque precioso, a custo baixo para a saúde.

Resultado final: um snack de pequeno-almoço ou lanche pobre em calorias (dois quadrados têm entre 140 e 160 kcal, dependendo da adição ou não do chocolate) — e absurdamente, ridiculamente, estupidamente e outros-advérbios-de-modo-mente delicioso! Não, a sério: eu acho que nunca mais vou comer outra coisa a meio da manhã. Ou da tarde. Ou ao chegar a casa. Ou ao dormir.

Ah, e mencionei que demoram sensivelmente dois segundos e meio a preparar? Com esta, nem preciso de pensar: vai direitinha para a lista de receitas preferidas.

FICHA TÉCNICA

  • Tempo: 15 min (preparação) + 20 min (forno).
  • Dificuldade: Muito baixa.
  • Porções: ~24 quadrados de 5×5 cm.
  • Calorias (total): 1975 kcal (com chocolate); 1720 kcal (sem chocolate).
  • Calorias (1 quadrado): 82 kcal (com chocolate); 72 kcal (sem chocolate).

INGREDIENTES

  • 200g de aveia em flocos grossos;
  • 40g de açúcar amarelo;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • 1/2 colher de chá de sal fino;
  • 120mL de leite magro;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 1 ovo;
  • 2 bananas médias bem maduras;
  • 85g de manteiga de amendoim com pedaços;
  • 50g de pepitas de chocolate negro (opcional).

PREPARAÇÃO

  1. Forrar um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal. Pré-aquecer o forno a 175°.
  2. Numa taça grande, misturar a aveia, o açúcar, a canela, o fermento e o sal. Acrescentar o leite, a essência de baunilha e o ovo batido, e mexer até obter uma mistura homogénea. Neste ponto, juntar as bananas bem desfeitas e a manteiga de amendoim, misturando bem. Por fim, envolver suavemente as pepitas de chocolate.
  3. Espalhar a mistura pelo tabuleiro, de forma a obter a altura desejada, e levar ao forno durante 20 min.
  4. Retirar do forno e deixar arrefecer antes de cortar em quadrados/pedaços a gosto. Pode conservar-se à temperatura ambiente ou no frigorífico.

Sendo completamente honesta, e se me permitem a dica, a minha versão preferida desta pequena maravilha do mundo é a refrigerada: saídos do frigorífico, estes quadrados parecem ter os sabores certos ainda mais acentuados, e a consistência mais dura dada pelo frio, na minha opinião, só tem vantagens.

Bom, experimentem, e façam como preferirem. Mas façam — muito provavelmente, será a primeira de inúmeras vezes. Acreditem em mim.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s