Tiramisù

Até há alguns anos, quando me perguntavam qual era a minha comida preferida, eu respondia algo como “tudo italiano”. Entretanto, criei outras obsessões gastronómicas das mais variadas origens, mas continua a ser verdade que é muito difícil encontrar algo tipicamente italiano que não adore, desde pizzas e todo o tipo de pastas aos maravilhosos gelados: e, claro, ao fantástico tiramisù.

Creio ter gostado de tiramisù desde a primeira prova. Nunca tendo sido, propriamente, o meu doce preferido, o choque entre o café e o álcool, no contexto fofo e húmido dos palitos de champanhe, sempre me agradou muitíssimo; inclusive, gosto bastante de gelados com esse sabor. Com isso dito, e apesar de a minha mãe preparar, por vezes, uma sobremesa de confecção semelhante, nunca me tinha sentido inspirada a experimentar fazê-lo: sempre o afastei inconscientemente como algo que, provavelmente, seria demasiado complicado para o meu gosto. No entanto, há uns tempos, enquanto procurava coisas novas para testar, encontrei esta receita no Comida de Conforto, o blog maravilhoso da minha tia (nesta família, o sangue corre no talento), e decidi que não perdia nada em experimentar. À excepção do facto de ter cortado um pouco no açúcar e usado mais café, as instruções foram seguidas mais ou menos à risca.

O resultado? Este foi, provavelmente, dos melhores tiramisù que já comi: e isso, no meu caso, é dizer muito. Aqui em casa, neste momento, somos quatro pessoas com gostos extremamente divergentes, e todos repetimos a sobremesa: a histeria foi tal que, meio dia mais tarde, já quase não havia fatias para amostra (ou foto…). Portanto, Comida de Conforto, um enormíssimo obrigada deste agregado!

FICHA TÉCNICA

  • Tempo: 30 min (preparação) + 24 horas (frigorífico).
  • Dificuldade: Média-baixa.
  • Porções: 12 doses.
  • Calorias (total): 2560 kcal.
  • Calorias (1 dose): 213 kcal.

INGREDIENTES

  • 4 ovos;
  • 65g de açúcar branco;
  • 250g de queijo mascarpone;
  • ~30 palitos de champanhe;
  • 500mL de café forte;
  • 50mL de vinho do Porto;
  • Cacau em pó q.b.

PREPARAÇÃO

  1. Começar por preparar o meio litro de café bem forte e deixar arrefecer. Quando frio, acrescentar o cálice de vinho do Porto, misturar e reservar num prato fundo.
  2. Separar os ovos e, com uma batedeira, mexer muito bem as gemas com 4 colheres de açúcar, até obter uma mistura esbranquiçada e muito cremosa. Nessa altura, juntar o mascarpone e continuar a bater durante mais alguns minutos, até o resultado ser um creme completamente macio e homogéneo.
  3. À parte, bater as claras em castelo com 1 colher de açúcar. Quando estiverem bem firmes, envolver suavemente no creme de gemas e mascarpone e homogeneizar.
  4. Num tabuleiro com alguma profundidade, dispor lado-a-lado metade dos palitos de champanhe, previamente embebidos no café. Por cima, colocar metade do creme e alisar. Repetir o processo com os restantes palitos e creme.
  5. Levar ao frigorífico durante, idealmente, 24 horas (no mínimo, 4 horas). Ao servir, polvilhar com cacau em pó.

Uma receita verdadeiramente deliciosa: e, afinal, nada complicada. Tentados?

Anúncios

2 thoughts on “Tiramisù

  1. Oh, Luísa, tão querida!! É verdade, o sangue corre-nos no talento (especialmente a ti) e além disso, esqueceste-te de dizer, somos muiiito modestas :) Ainda bem que gostaste, fico muito feliz.

    Gostar

    1. Sim, a modéstia é a maior qualidade, logo a seguir à perfeição plena :p Gostei mesmo, mesmo. E também gostei meeesmo muito do teu leite creme, que fiz no outro dia e hei-de publicar em breve! Foi a primeira receita de leite creme que me encheu as medidas. Salvaste-me! :)

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s